Skip to main content

Gomo no CCC das Caldas da Rainha

16.06.2009

terça-feira, 0:00

Durante alguns dias, Paulo Gouveia e a sua banda puderam ensaiar o espectáculo que vai estar nos principais palcos do país.

Ainda este Verão, Gomo promete voltar ao CCC e proporcionar um concerto memorável para o público caldense.

"Para o CCC enquadrar projectos de grande qualidade artística é relevante para o seu historial, por consequência e sempre que nos é possivel disponibilizamos aos grupos as condições de preparação para que os projectos artísticos possam ser melhores", comenta o director do Centro Cultural, Carlos Mota. 

Como este programa de apoio é recíproco, o CCC e o público caldense ganham pela oportunidade gerada a partir destas trocas.

O CCC é uma casa que pode servir os interesses artísticos da região desde que devidamente credenciados e de qualidade artística provada.

«Nosy» é o título do novo CD que veio lançar de novo para a ribalta Paulo Gouveia, que continua a manter uma forte ligação com Caldas da Rainha.

Normalmente é nesta cidade que ensaia, até porque a maior parte dos músicos com quem trabalha são desta cidade (Miguel Spínola, Bruno Fiandeiro, Manuel Simões e Miguel Nicolau) e de Alcobaça (David e João Tiago).

Embora se tenha mudado para Alcochete, por motivos profissionais da namorada, Paulo Gouveia continua a querer passar o mais tempo possível nas Caldas. “Sinto que aqui a criatividade é maior. Acho que há certos sítios que são mais propícios para a criatividade”, disse.

Poder fazer os ensaios numa sala como o grande auditório do CCC acabou por ser quase um sonho. “A qualidade do som que se conseguiu surpreendeu toda a gente. Foi possível fazer um ensaio que nos possibilitou afinar tudo muito bem para esta tournée”, contou Paulo Gouveia.

O principal objectivo era fazer com cada um dos músicos percebesse melhor como toca as músicas ao vivo e assim funcionarem melhor como um grupo.

O disco mantém o estilo satírico que caracteriza o cantor desde o início. Segundo Paulo Gouveia, uma das novidades do segundo CD é ter-se preocupado mais em fazer arranjos para tocar ao vivo com uma banda. Antes tinha usado mais meios electrónicos que permitiam fazer quase um “one man show”.

No entanto, continua a ter um formato pop “com refrões ‘orelhudos’ e continuando uma festa que já vinha do primeiro disco”. Esta é uma edição de autor, com distribuição para as lojas da EMI.

"Best of Gomo", lançado em 2004 pela Universal, foi nomeado para "Melhor intérprete individual", nos Globos de Ouro, e constou das listas de "Best song" e "Best new act" dos prémios europeus da MTV em 2005.

Embora só tenham sido vendidos 10 mil exemplares do primeiro disco, a notoriedade foi muito grande e temas como “Feeling Alive” tornaram-se grandes sucessos da rádio. “A minha sonoridade é mais da geração que faz downloads ilegais, do que da geração que compra discos”, explicou.

Mais curioso ainda é que as pessoas preferem pagar 2 euros por um toque de telemóvel de 15 segundos: o ringtone de “Feeling Alive” terá sido transferido para cerca de 90 mil telefones.