Skip to main content

Histórias recolhidas no CCC vão resultar num espectáculo de dança de Aldara Bizarro

12.04.2010

segunda-feira, 0:00

Às pessoas que se voluntariaram era pedido que falassem de qual o sítio ideal para morarem e, a seguir, falarem de como vivem na realidade.

As pessoas falaram com muita sinceridade sobre os seus desejos”, contou Aldara Bizarro. No entanto, a coreógrafa considera que as pessoas não conseguem libertar-se da sua própria realidade. “Temos vidas com muitos constrangimentos e quando pedimos para imaginar algo, há muita dificuldade em cortar essas amarras. Por outro lado, dão uma maior amplitude ao que têm na realidade”, disse.

Depois de Sobral de Monte Agraço e Montijo, Caldas da Rainha foi a terceira cidade onde houve uma recolha de histórias da população. No total vão ser feitas entrevistas em 11 salas que pertencem à Artemrede.

Embora todas as histórias irão servir para a produção base do espectáculo, em cada teatro irá ser utilizadas apenas as entrevistas realizadas nesse local.

Há uma maior intenção de utilizar o som dos depoimentos, mas foi feito também o registo de vídeo que poderá servir para ilustrar o espectáculo de dança.

A componente principal do espectáculo será assente na “performance” de duas bailarinas, que conduziram as entrevistas, sob a orientação de Aldara Bizarro. “Nós as três estamos sempre presentes nas entrevistas e é com essas memórias que depois vamos para a sala de ensaio improvisar na descoberta de material”, explicou a coreógrafa.