ISRAEL MORENO - Marimba Duo
30.06.2012
"Israel Moreno é oriundo de Chiapas, no México, e herdeiro de uma tradição musical familiar, a sua formação baseia-se na música folclórica e na música académica. O seu reportório engloba os géneros da “Música Contemporânea ou de Vanguarda”, o folclore da Marimba, a música Afro-Antilhana, música sinfónica e o jazz.
Ganhou o primeiro prémio de melhor instrumentista da sua geração. Formou-se na Escuela Nacional de Música da UNAM e fez o seu mestrado no Conservatório de Amesterdão. Participou, como percussionista, em várias Orquestras Sinfónicas do México e da Holanda, assim como em vários ensambles, dentro dos quais se destacam Tambuco e a Marimba Nandayapa. Como solista já se apresentou com orquestras e em Festivais na Alemanha, Estados Unidos, Bulgária, França, Espanha, Argentina, Chile, Áustria, Nicarágua e Japão, entre outros; assim como em vários festivais no México, na rádio e televisão. Escreveu artigos, arranjos musicais e um método para o ensino de Marimba Mexicana. É o fundador e director do famoso grupo Na’rimbo com quem já realizou concertos em vários festivais como: Festival Internacional de Cinema de Cannes, Outdoors Festival, no Lincoln Center em Nova Iorque, Duke Ellongton Jazz Festival em Washington DC com Paquito Rivera, no Kennedy Center e em diversos festivais no México, França, Alemanha, Bélgica, Amesterdão, Espanha, China, Correia, África do Sul, Mali e nos Estados Unidos.
Atualmente, além da sua atividade como concertista, é professor da área de Marimba e Percussão na Escola de Música da UNICACH e doutorado pela Universidade de Música e Arte Dramática de Graz na Áustria.
Assinou recentemente com a Yamaha como um dos seus artistas de Marimba.
Neste concerto Israel Moreno faz-se acompanhar de Roberto Palomeque, graduado da Universidade de Ciências e Artes de Chiapas UNICACH em 2009. Proveniente de uma família com grande tradição de Marimba “Los Hermanos Palomeque”, foi também o vencedor do 1º Concurso Latino-americano de Marimbistas “Keiko Abe” em 2011 e o ganhou o 1º lugar no Concurso Nacional de Marimba em 2010. Actualmente tira um mestrado em Marimba contemporânea, sob a direcção de Ludwig Albert no Conservatório Real de Antuérpia na Bélgica."