Skip to main content

José Manuel Saraiva no Café Literário

23.05.2008

sexta-feira, 0:00

 

"Autor de “Aos Olhos de Deus” , “Rosa Brava” e “As Lágrimas de Aquiles”, José Manuel Saraiva é actualmente um dos escritores que mais vende em Portugal.

“Rosa Brava” atingiu a condição de best-seller graças às oito edições e mais de 30.000 exemplares vendidos.

“Aos Olhos De Deus” fala da magnífica embaixada de D. Manuel I ao Papa Leão X. Os pecados que o Império não conseguiu esconder. Uma história de amor que venceu a fé dos homens.

Na época áurea dos Descobrimentos Portugueses, D. Manuel I toma a decisão de enviar ao Papa Leão X uma grande embaixada, demonstração viva do seu poderio temporal.

D. Diogo Pacheco, fidalgo da corte, amigo pessoal do Rei Venturoso, é encarregado pelo monarca de compor e proferir a Oração de Obediência ao Sumo Pontífice, o momento alto da embaixada.

A comitiva parte de Lisboa em cinco embarcações com um tesouro valiosíssimo e animais exóticos trazidos de África e da Índia. Após conturbada viagem o cortejo chega a Roma, onde o Papa preparara uma sumptuosa recepção com a presença das mais altas figuras da época.

No meio do fausto da corte portuguesa e da Cúria dos Medici, contrastante com a dor e a miséria do povo sofredor, ascende à figura de símbolo o amor regenerador de D. Diogo pela bela judia, Raquel Aboab, a quem aquele salvara da fogueira e da sanha intolerante do antijudaísmo reinante.

A época de ouro da história do mundo esconde segredos e pecados inconfessáveis das grandes figuras que comandam os destinos do mundo. Entre a fé e a cegueira do poder, a aparência e a essência da condição humana, o sentido de missão e a vaidade só o amor poderá ser redentor.



Como jornalista, José Manuel Saraiva pertenceu aos quadros de O Diário, Diário de Lisboa, Grande Reportagem e Expresso. Foi também o autor de “Madina do Boé - A Retirada” e “De Guilege a Gadamael - O corredor da morte”, documentários produzidos pela SIC sobre a guerra colonial. Foi também o guionista do telefilme “A Noiva”, realizado por Galvão Teles.
"