Skip to main content

Jovens apresentaram proposta de requalificação para as Caldas no CCC

29.03.2009

domingo, 0:00

Inspirado na obra escultórica “Jardim das Águas”, de Ferreira da Silva, a ideia dos cinco jovens (Gonçalo Henriques, Joana Ribeiro, João Silva, Margarida Pedro e Sara Gouveia) é a criação de um corredor cultural que tem como pontos de ligação o CCC, o “Jardim das Águas” e o Parque D. Carlos I.

O projecto surgiu depois de uma visita informal à obra inacabada, junto ao Palácio Real.
A arquitectura invulgar, o conteúdo poético, as referências históricas e a mais-valia estética e cultural que este local poderia proporcionar à região, despertou-nos uma enorme vontade de conseguir terminá-la”, contaram os jovens.

Depois consideraram que esta obra poderia ser um elemento impulsionador para um projecto mais abrangente e mais relacionado a sua área de estudos.

Como têm interesses na área da arquitectura, urbanismo e intervenção estética, elaboraram um projecto de requalificação tendo em vista a criação de um pólo de arte e cultura na zona que rodeia o “Jardim das Águas”.

Principalmente tendo em conta que nesta zona existem alguns ícones caldenses, como o Chafariz das Cinco Bicas, o Hospital Termal, a Mata Rainha D. Leonor, o Parque D. Carlos I, o Palácio Real e o recente CCC.

Os jovens propõem que o actual parque de estacionamento nas traseiras do Chafariz das Cinco Bicas dê lugar a um jardim e que o edifício da antiga esquadra da PSP seja reabilitado, criando uma passagem pedonal entre a Praça da República e o espaço verde que sugerem com um “céu” em vidro.

Parece-nos que este projecto é de extrema importância para a nossa cidade não só a nível cultural e artístico, mas também a nível do turismo e comércio, podendo traduzir-se numa grande vantagem económica para o município”, defendem.

Com a apresentação deste projecto, mais uma vez o CCC serviu de palco a uma discussão sobre as Caldas da Rainha e, principalmente, sobre toda a zona histórica.
Vários intervenientes deram os parabéns aos alunos, não só pelas ideias apresentadas, mas pela forma como as apresentaram, com recurso a um percurso digital com imagens a três dimensões.

Ferreira da Silva aproveitou a oportunidade para falar em alguns projectos em que está envolvido, nomeadamente a criação de novas peças, umas espécies de “árvores” que podem ser instaladas na cidade.

O vereador João Aboim também anunciou que está concluído o plano de recuperação do tabuleiro da Praça da República, estando a autarquia apenas a aguardar a melhor altura para iniciar as obras.