Kumpania Algazarra e Texabilly Rocket nos Santos Populares
28.06.2008
sábado, 0:00
"Os primeiros são considerados uma brigada anti-rotina, enfeitiçados pela musa da festividade permanente, num diálogo empolgado entre música e animação, por onde quer que passem está dado o mote para a dança e espalhava-se a boa disposição.
Em jeito de Música nómada, multilinguística e universal, começaram em Sintra em 2004.
No baú das influências encontram-se as mais diversas sonoridades musicais: furor balcânico, deambulações árabes, calores latinos e requintes de afro-beat, explosões de turbofolk e ska.
O resultado é um concentrado energético infalível e contagiante, obtido através de um processo de fusão original.
As letras convidam à reflexão sobre o estado desumano do mundo e incitam à libertação do indivíduo, rumo a si mesmo.
Um projecto musical que acrescenta algo de novo à world music feita em Portugal, capaz de suprimir fronteiras geográficas e etárias.
A Kumpania Algazarra é composta por Francisco Amorim (trombone), Helder Silva (percussão, darbuka e congas, Hugo Fontaínhas(bateria), Luís Barrocas (voz,saxofone alto e guitarra acústica), Luís Bastos (clarinete e saxofone tenor), Nuno Salvado (acordeão), Pedro Pereira (contrabaixo e tuba) e Ricardo Pinto (trompete).
Os Texabilly Rocket (ex-Texabilly Rockers) são uma banda do Algarve cujo nome indica bem as suas influências musicais.
As origens do grupo remontam a 1993, tendo mudado de nome em 2004.
No currículo constam vários discos editados e várias presenças em diferentes compilações. O grupo conta ainda com muitas actuações um pouco por toda a Europa. Para saber mais e ouvir algumas músicas consultar http://www.myspace.com/texabillyrockets."