Skip to main content

Luís Nuno Rodrigues apresenta biografia de António Spínola

14.05.2010

sexta-feira, 0:00

Considerado um dos vultos cimeiros da história portuguesa do século XX, António de Spínola tinha sido uma das figuras militares mais destacadas, desempenhando os cargos de Governador-Geral e Comandante-Chefe na então colónia portuguesa da Guiné.

Salientou-se nos meses anteriores à queda do regime de Marcelo Caetano pela publicação do livro “Portugal e o Futuro”, no qual defendia que a vitória militar de Portugal era inviável e que era urgente encontrar soluções políticas que garantissem a permanência dos interesses portugueses em África.

O impacto da publicação do livro acabaria por conduzir à sua demissão do cargo de Vice-CEMGFA, poucas semanas antes do 25 de Abril.

Depois do golpe militar, ocuparia a Presidência da República até 30 de Setembro de 1974.

Luís Nunes Rodrigues é doutor em História Americana pela universidade do Wisconsin (EUA) e em História Moderna e contemporânea pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

Actualmente é professor auxiliar com agregação no Departamento de História do ISCTE, onde coordena os programas de mestrado e douturamento em História, Defesa, e Relações Internacionais (em parceria com a Academia Militar).

É investigador do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE e membro do Instituto Português de Relações Internacionais.

Em 2006 e 2008 foi visiting professor na Brown University, nos Estados Unidos da América.

As suas áreas de especialização são a História de Portugal no século XX, a História das Relações Internacionais e a História dos Estados Unidos da América. Tem publicado vários livros e dezenas de artigos sobre os temas da sua especialidade.

A sua obra Kennedy – Salazar: a crise de uma aliança. As relações luso-americanas entre 1961 e 1963, publicada em 2002, foi galardoada com os Prémios Fundação Mário Soares e Aristides Souza Mendes.

É autor do livro Marechal Costa Gomes publicado em 2008 pela Esfera dos Livros.