Luís Nuno Rodrigues apresenta biografia de António Spínola
14.05.2010
Considerado um dos vultos cimeiros da história portuguesa do século XX, António de Spínola tinha sido uma das figuras militares mais destacadas, desempenhando os cargos de Governador-Geral e Comandante-Chefe na então colónia portuguesa da Guiné.
Salientou-se nos meses anteriores à queda do regime de Marcelo Caetano pela publicação do livro “Portugal e o Futuro”, no qual defendia que a vitória militar de Portugal era inviável e que era urgente encontrar soluções políticas que garantissem a permanência dos interesses portugueses em África.
O impacto da publicação do livro acabaria por conduzir à sua demissão do cargo de Vice-CEMGFA, poucas semanas antes do 25 de Abril.
Depois do golpe militar, ocuparia a Presidência da República até 30 de Setembro de 1974.
Luís Nunes Rodrigues é doutor em História Americana pela universidade do Wisconsin (EUA) e em História Moderna e contemporânea pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Actualmente é professor auxiliar com agregação no Departamento de História do ISCTE, onde coordena os programas de mestrado e douturamento em História, Defesa, e Relações Internacionais (em parceria com a Academia Militar).
É investigador do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE e membro do Instituto Português de Relações Internacionais.
Em 2006 e 2008 foi visiting professor na Brown University, nos Estados Unidos da América.
As suas áreas de especialização são a História de Portugal no século XX, a História das Relações Internacionais e a História dos Estados Unidos da América. Tem publicado vários livros e dezenas de artigos sobre os temas da sua especialidade.
A sua obra Kennedy – Salazar: a crise de uma aliança. As relações luso-americanas entre 1961 e 1963, publicada em 2002, foi galardoada com os Prémios Fundação Mário Soares e Aristides Souza Mendes.
É autor do livro Marechal Costa Gomes publicado em 2008 pela Esfera dos Livros.