Manuel Alegre apresenta «Sete Partidas»
10.09.2008
Duas semanas após a colocação no mercado do novo livro de poemas de Manuel Alegre, "Sete Partidas", a editora teve de proceder à impressão urgente de uma segunda edição, tal foi a procura.
Recorde-se que "Sete Partidas", um poema em doze partes em torno da figura do Infante D. Pedro, foi editado pela editora Nélson de Matos.
Segundo o Professor Fernando Martinho, em "Sete Partidas" há uma identificação total entre Manuel Alegre e o Infante: "Ao falar do Infante D. Pedro, o poeta está a falar de si próprio".
A Professora Yvette Centeno escreveu que Manuel Alegre, em "Sete partidas", "pela História, pela Memória, aprofunda um canto Camoniano, Pessoano" e "à semelhança dos seus antecessores, não desvia o olhar do mundo (o país) que o rodeia. Percorre cidades, mas detém-se na sua, que é uma cidade da alma."
Manuel Alegre, por sua vez, afirmou, a propósito deste livro: "Escrevo sobre nós, sobre Portugal, sobre o que o país é, o que foi e o que poderia ter sido. É uma visão histórica mas poética de Portugal".