Skip to main content

Maria João e Mário Laginha apresenta «Chocolate»

15.07.2009

quarta-feira, 0:00

Depois do seu último trabalho de originais, “Tralha”, de 2004, João e Laginha enveredaram por projectos pessoais, que incluíram o primeiro disco a solo do pianista, o premiado “Canções e Fugas”, em 2005, e uma gravação em trio, “Espaço”, em 2007.

Maria João, pelo seu lado, concretizou em 2007, com o CD “João”, um dos sonhos que a perseguia há alguns anos: recriar clássicos da música brasileira.

Com este “Chocolate”, a cantora e o pianista privilegiam uma das suas influências mais fortes: o jazz.

O novo CD inclui temas originais, com músicas de Mário Laginha e letras de Maria João, e standards adaptados à linguagem e ao estilo musical muito próprio da dupla.

É um trabalho assumidamente “jazzy”, configurando uma espécie de regresso às origens dos dois músicos.

"O que nos une é o amor puro, pela música e um pelo outro, por isso escolhemos o nome Chocolate", explicou Maria João. Para a cantora, que “adora chocolate”, “a música é muito saborosa, é como se os sons fossem bocadinhos de chocolate", disse a um jornal português.

Curiosamente, o novo trabalho foi gravado por uma formação que, com outros instrumentistas, de algum modo recria o quinteto que esteve na base do primeiro disco de Maria João, em 1983, já lá vão 25 anos.

Dessa formação pioneira permanecem apenas a cantora e o pianista. Julien Arguelles, nos saxofones tenor e soprano, Bernardo Moreira, no contrabaixo, e Helge Norbakken e Alexandre Frazão, na bateria e percussões, completam a formação que gravou, em estúdio, este “Chocolate”.