Na rota dos grandes eventos culturais nacionais
30.10.2008
Ao fim de seis meses de actividade, o balanço é muito positivo e foram vários os sucessos obtidos.
O primeiro sucesso, é em relação ao público, foi a enorme procura que houve aos bilhetes anuais, semestrais e trimestrais. Venderam-se mais de 200 destes bilhetes, assegurando, desde logo, um público atento para o CCC. "Esse sucesso deve-se à população, mas também à estratégia implementada", nota Carlos Ribeiro Mota, director do CCC.
Depois, houve vários espectáculos que esgotaram e o número de espectadores têm estado sempre acima da média nacional. Mesmo existindo um ambiente geral de retracção, devido à crise, mantém-se essa procura.
O director refere que a programação demonstra que "esta é uma casa para todos", tendo em conta as propostas apresentadas. "Ao fazermos uma programação heterogénea, houve correspondência por parte dos diferentes públicos". Finalmente, é possível ver nas Caldas da Rainha espectáculos para os quais nunca houve condições de serem apresentados nesta cidade. "Pode assistir-se nas Caldas a eventos que passam pelas principais capitais europeias".
Por outro lado, há que ter em conta o esforço da Câmara Municipal das Caldas da Rainha que possibilita uma política de preços que permite ao público pagar menos do que seria de esperar. "Há um equilíbrio entre um valor médio aceitável dos bilhetes tendo em conta os rendimentos das pessoas nesta região e o preço a que ficam os espectáculos", explica.
Isto tem de ser entendido como um investimento nas pessoas, tal como foi afirmado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na inauguração deste equipamento. "É possível perceber o que este Centro Cultural proporciona à população, maior capacidade crítica, mais inovação e mais cultura.” Aqui a rentabilização é expectável a médio e longo prazo, entende.
Por isso, acha essencial que os ´opinion makers´ locais entendam que o CCC é, entre poucos, um dos instrumentos fundamentais para o desenvolvimento do concelho e da região. Não só pelos espectáculos, mas por tudo o que se passa neste espaço, das sessões de cinema, às acções de formação, aos cafés literários, aos eventos para crianças e aos encontros empresariais, até à amena cavaqueira entre amigos e famílias à volta de uma refeição ou de um simples café.
"O CCC tem sido também um veículo de promoção das Caldas da Rainha e da região Oeste. Primeiro pelas suas capacidades abrangentes e depois pela programação que foi criada", sublinha Carlos Ribeiro Mota. No seu entender, "toda a gente que tenha vindo ao CCC vai daqui bem impressionada".
Essa excelência tem-se sentido também ao nível dos encontros e congressos que o CCC recebeu, trazendo às Caldas da Rainha milhares de visitantes. "Neste caso, a procura ultrapassou as nossas melhores expectativas".
O director do CCC salienta também o modelo de comunicação que tem sido utilizado, através da Associação Oeste - Informação Online, que utiliza vários meios para difundir a informação existente, com base no sítio oficial (www.ccc.eu.com). "Isto permite também que a este nível sejamos uma referência", considera.
Através da Internet, os interessados obtêm toda a informação, ao nível dos conteúdos escritos, fotografia, som e vídeo. "É um objecto de fácil acesso e é usual o nosso sítio ser visitado por pessoas em todo o país e mesmo do estrangeiro", referindo a importância do contributo que o CCC tem proporcionado para o aumento da auto-estima dos caldenses e da região Oeste.