Novas sonoridades com os «Dead Combo»
02.05.2009
O novo registo dos Dead Combo, "Lusitânia Playboys", contêm 15 faixas que nos levam a viajar, uma vez mais, por territórios alguns dos quais ainda desconhecidos do viajante habitual.
O CD foi considerado o disco do ano em 2008 pela revista Blitz.
Temas como "Desert Diamonds/Enraptured With Lust" transportam-nos para uma Nova Iorque dos anos 70, "Cuba 1970" passa pela ilha nos anos quentes da revolução, ao passo que "Canção do Trabalho D.C." nos leva à ruralidade interior de um Portugal desconhecido.
Mais uma vez os Dead Combo rodeiam-se de ilustres convidados nacionais e internacionais: Howe Gelb (Giant Sand), Kid Congo Powers (que já tocou com Nick Cave, The Cramps, Diamanda Galas e Mark Eitzel), Carlos Bica, Marco Franco, Ana Quintans, Alexandre Frazão, Zé Vilão, João Marques e Nuno Rafael são os nomes que se juntam a Pedro Gonçalves e Tó Trips.
Gravado em Janeiro de 2008 por Hélder Nelson na Fábrica da Pólvora em Barcarena e na Sala 2 do Cinema São Jorge em Lisboa, "Lusitânia Playboy" foi misturado e masterizado por Hélder Nelson e Pedro Gonçalves em Fevereiro.
Os Dead Combo expandem o seu som e inauguram o termo tango-billy.
Ao vivo o som dos Dead Combo torna-se mais visceral e eléctrico, transformando a música em paisagens sonoras.
O ambiente criado com os espectáculos pretende envolver o ouvinte, como se estivesse a participar de uma sessão de voodo, algures no deserto sul-americano.
Os dois músicos conheceram-se no final de um concerto em Lisboa, quando um deu boleia ao outro.
Como nenhum tinha carro, acabara os dois por ir a pé até ao Bairro Alto e à conversa surgiu a ideia de gravarem os dois a música incluída num CD de homenagem a Carlos Paredes.
Depois disso acabaram por formar uma banda, tendo já editado quatro discos.
A música do anúncio de sensibilização para a utilização do preservativo feminino dos Dead Combo. Intitula-se "Assobio (Canção do Avô), e foi extraída do álbum "Vol.2 Quando A Alma Não É Pequena".