Skip to main content

Ópera “Don Quichotte chez la Duchesse” de Boismortier

11.07.2009

sábado, 0:00

A direcção musical do espectáculo está a cargo de António Carrilho e a encenação de Jorge Rodrigues

Don Quichotte chez la Duchesse (D. Quixote em casa da Duquesa) é um ballet cómico do compositor francês Joseph Bodin de Boismortier (1689-1755).

Apesar de ser descrito como “ballet”, a sua estrutura é semelhante a uma ópera, com libreto de Charles Simon Favart.

Esta ópera-ballet baseia-se num episódio do romance El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha de Cervantes, no qual um Duque e uma Duquesa se divertem criando uma farsa para enganar o cavaleiro andante.

A sua estreia ocorreu a 12 de Fevereiro de 1743, na Académie Royale de Musique et de Danse de Paris.

D. Quixote e Sancho Pança, durante as suas andanças, atravessam a propriedade de um Duque e de uma Duquesa.

O casal de nobres, leitores entusiastas de Cervantes, reconhecem-nos e decidem inventar uma farsa para se rirem às suas custas.

Para tal, concebem um enredo na mais pura tradição de cavalaria, que se tornará num divertimento para si próprios, os seus convidados e os seus criados, enquanto D. Quixote acredita firmemente que está a viver uma verdadeira aventura.

No teatro da Duquesa, disfarçado de floresta encantada do feiticeiro Aspharador, D. Quixote e o seu criado Sancho Pança têm de libertar Altisidora, aia da Duquesa, da sua prisão, antes que esta seja devorada por um monstro.

A donzela está determinada a provar que consegue tomar o lugar de Dulcinea de Toboso, o amor imaginário de D. Quixote (na verdade, uma rapariga da taberna), no coração do cavaleiro andante, até que a aventura termine.