Os Cavaquinhos das Caldas da Rainha
25.10.2009
Esta associação cultural, criada em 2004, tem na sua base o Grupo de Cavaquinhos dos Pimpões fundado em 1993.
Começou inicialmente com os sócios fundadores da colectividade: Delfim Dias Nogueira, João Arroja (filho), que coordenava o ensino do instrumento musical Cavaquinho, Manuel Chaves, Victor da Conceição e os elementos da Direcção da S.I.R. “Os Pimpões” desse ano.
Em 1995 o Grupo gravou o seu primeiro CD, com 12 melodias de música popular portuguesa, tocadas com cavaquinhos, acordeões, bandolins, violas, guitarra portuguesa, flauta, bombo e instrumentos de percussão, participando 30 elementos dos oito aos 80 anos, com diversificadas profissões.
Em 1998, o conjunto apadrinhou o Grupo de Cantares da Serra (Serra do Bouro) e em 1999 o Grupo de Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica Cartaxense.
Actuou em programas das Televisões nacionais RTP, SIC, TVI e para a TVE e Televisão (Belga), nas suas deslocações à 38ª e 39ª Europeadas de Música Popular, respectivamente em Zamora (Espanha) e Antuérpea (Bélgica).
Em 22 de Outubro de 2003 desvinculou-se da S.I.R. Os Pimpões e constituiu-se em Associação, por escritura pública em 22 de Janeiro de 2004.
São várias e diversificadas as suas participações sobretudo em Lares, Centros de Dia, Escolas, Associações, Eventos Culturais, Feiras Temáticas, tendo já efectuado 248 actuações, com músicas do Cancioneiro Português, de Norte a Sul do País, com melodias Açoreanas e Madeirenses e outras de Revista à Portuguesa, e originais do grupo.
O grupo tem como projecto criar o “Museu da Música” e continuar a divulgar a música popular e tradicional portuguesa.