Peça de teatro "A Gorda"
13.06.2008
sexta-feira, 0:00
Uma mulher e um homem encontram-se num restaurante. Helena é uma jovem gorda que come a terceira fatia de pizza. Tomás, um jovem elegante, magro, bonito, come salada e espinafres.
Entre os dois nasce um misto de atracção e curiosidade, que leva a uma espécie de namoro. Tudo corre bem enquanto estão só os dois... O problema surge quando Tomás tem de apresentar a sua companheira aos colegas. A partir daí tem de se confrontar com os preconceitos quanto aos parâmetros de beleza da sociedade. As personagens são superficiais, irreflectidas, vivem presas aos seus pequenos mundos.
A peça foi escrita pelo norte-americano Neil Labute depois este se submeter a uma grande dieta e é assumidamente auto-biográfica.
O encenador quis também sublinhar a relação entre o universo do trabalho e o sexo.Embora o registo da peça conte com doses de riso q.b., as ideias de crueldade e de ostracismo são os pilares do espectáculo.
O autor tem conquistado os louros da crítica no teatro, mas também no cinema (Shakespeare in Love, O Império do Sol, A Casa da Rússia, etc.).
Actualmente a peça está em cena no teatro Villaret, em Lisboa.
"
Tradução e encenação: Amândio Pinheiro
Cenografia: Ana Paula Rocha
Figurinos: Helena Carmona
Música original: Daniela Rôxo
Desenho de luz: Irlando Ferreira
Vídeo: João Leal
Produção: Teatro Nacional D. Maria II
Duração: 90m
Preço: 15€
M/12
"