Skip to main content

Peça de teatro infantil espanhola em estreia portuguesa no CCC

22.07.2008

terça-feira, 0:00

 

"Embora seja uma peça de teatro infanto-juvenil, transmite também uma mensagem importante para os pais que assistiram ao lado dos seus filhos. “Nós estamos sempre muito preocupados em aproveitar bem o tempo das crianças, quando elas, se calhar, preferiam estar apenas a brincar”, explicou Paula Carballeira, autora do texto que venceu o I Prémio Manuel María de Literatura Dramática Infantil.

As crianças podem compreender melhor o mundo apenas jogando”, referiu a escritora, que é também uma das protagonistas da peça. A escritora e actriz pretende sublinhar também na peça “Boas Noites” que para os adultos existem muitos tipos de medos, não só o dos monstros.

A mensagem principal é que para podermos dormir bem, temos que acabar com os nossos medos. A personagem Pedro Chosco é quem todas as noites traz o sono às crianças e luta contra os monstros que as assustam. A Xiana, ao contrário, só pensa em ter um bocadinho de tempo para brincar e lamenta que os seus pais nunca lho dêem para apenas jogar. Ao longo de uma hora e meia as duas personagens fazem descobertas em conjunto.

Autora de vários livros infantis, Paula Carballeira referiu que na Galiza existem poucos textos escritos apenas para crianças por isso apostou pela primeira vez numa peça de teatro.

Habitualmente apresentam a peça em castelhano ou galego, mas nas Caldas da Rainha tentaram fazer “um galego aportuguesado”. Na opinião de Paula Carballeira, não houve dificuldade em perceber, porque as reacções foram as mesmas do público espanhol ao longo do espectáculo.

Correu-nos muito bem. Saímos muito satisfeitos do palco. Achámos que o público respondeu muito bem e as pessoas aqui do CCC são muito amáveis”, disse.

A equipa do Berrobambán sabia que tinha sido inaugurado um grande centro cultural nesta cidade, mas ficaram muito surpreendidos com o que encontraram. “É uma sorte para vocês terem algo assim nas Caldas da Rainha. Ficámos mesmo impressionados”, afirmou.
"