Peças de Heitor Figueiredo
05.09.2009
O título da exposição é "Alinhamento", suscitado pelo convite que lhe foi feito pela direcção do CCC em expor as suas obras. "Alinhei com o Carlos Mota na ideia, e mais tarde terei que alinhar os quadrinhos", explica o artista.
Destaca-se no vasto currículo do ceramista, que mantém uma forte ligação às Caldas da Rainha, o Prémio Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2005.
"Alinhamento - Esta palavra que ecoa em mim, esta imensa dúvida - Será que a exijo aos outeos? Será que ma exigem a mim? Será que a imponho? Será que me é imposta? Por muito que me custe
tenho que dedcidir.
Alinhamento. Tantas vezes esta enorme pressão... para chegar a uma conclusão. Será que fui forçado a tomar esta atitude? Haverá alguma razão oculta que não entenda? Contra tudo e contra todos tenho que optar.
Mas sinto que é o que se ajusta mais ao meu ser, à minha visão, à minha harmonia... Decididamente acho que estas peças ficam melhor expostas formando uma linha contínua. Já a vida é outra coisa completamente diferente."
Henrique Matos