Real Combo Lisbonense, Irmãos Esferovite e DJ no Baile de Carnaval
15.02.2010
O Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha prepara um Carnaval de arromba na noite de 15 de Fevereiro, com a actuação dos Real Combo Lisbonense, os Irmãos Esferovite e Augusto "Toca-Discos" Sanches (DJ).
Durante toda a noite vai haver música no foyer com "Toca-Discos", com interrupção durante a actuação dos Real Combo Lisbonense (RCL), às 22h00.
A partir da meia-noite os Irmãos Esferovite vão animar o Café Concerto do CCC, mas também vai haver algumas surpresas no pequeno auditório.
Com um repertório essencialmente constituído por clássicos de sempre e pérolas perdidas da música portuguesa, o Real Combo Lisbonense é uma formação que recupera, sob uma perspectiva actual, o espírito e o repertório das orquestras e conjuntos de baile dos anos 50 e 60.
O RCL é constituído por Ana Brandão, Bernardo Barata, João Paulo Feliciano, João Pinheiro, Márcia Santos, João Leitão, Mário Feliciano, Rui Alves e Sérgio Costa.
Ao longo de cerca de um ano, o RCL pesquisou o património da música popular portuguesa à procura de exemplos de canções pop, de ritmos de dança, de arranjos, sons e ideias musicais perdidas.
A pesquisa incidiu sobretudo nas décadas de 50 e 60 - o momento em que nasceram a música pop e a música de dança em Portugal nas suas expressões modernas e de vocação cosmopolita.
Simultaneamente, o RC L mergulhou no universo dos estilos musicais próprios da época: os diferentes ritmos, balanços, expressões, sonoridades; as estruturas, harmonias, e combinações instrumentais próprias dos diversos estilos.
Ou seja, a essência de uma "música para dançar", tocada ao vivo e em grupo.
Os Irmãos Esferovite regressam às Caldas da Rainha para o Carnaval do CCC, no Café Concerto, com a sua música e palhaçadas, mas também com muita interacção com o público, depois de terem participado na Animação de Verão das Caldas da Rainha.
O quarteto de palhaços surpreende a audiência com números de malabarismo, equilibrismo, acrobacia e um reportório musical composto por músicas originais e versões que passam pelo universo da banda desenhada e do circo.
Criados em 2008, os Irmãos Esferovite vêm de Vila de Conde e disseram em Agosto que gostariam de voltar às Caldas da Rainha "todos os dias", tal foi a receptividade do público caldense. Do grupo fazem parte Pedro Correia, André Lima, André Teixeira e Luís Almeida.