Skip to main content

«Roupa Suja» do Teatro dos Alóes

01.08.2008

sexta-feira, 0:00

 

José Peixoto, Jorge Silva, Elsa Valentim, Carlos Pereira e Luis Barros são os intérpretes desta peça de teatro que fala da nossa incapacidade de comunicação e a tentativa de encontrar os outros.

“Roupa Suja” é um retrato divertido e perturbador do viver urbano dos nossos dias. Enquanto as máquinas giram numa lavandaria, este pequeno mundo vai lavando a sua roupa suja.

É noite, numa lavandaria automática o proprietário prepara-se para fechar. Entra um homem e a conversa instala-se.

Uma lavandaria, um lugar engraçado para um encontro divertido. Na realidade tudo opõe estes dois homens: um é idoso e o outro jovem, um especialista em roupa branca e roupa de cor, o outro olha para uma máquina de lavar como para um objecto de tortura, com espanto e até medo, um é objectivo, pragmático, concreto, o outro um sonhador.

Entre os dois a discussão vai surgindo reveladora e cada um “esvazia o saco”. Tudo os opõe e tudo dá lugar ao confronto: a roupa, as mulheres, os jornais, as palavras cruzadas, o comércio, a existência do homem sobre a terra. E outras personagens cruzam o espaço da Lavandaria perturbando os seus debates – a vizinha pedicura, um jovem histérico que faz jogging, uma loira misteriosa.

" Autor: Jean-Claude Grumberg

Tradução: Matilde Teixeira / Mariana Garrido

Criação: Teatro dos Aloés

Desenho de Luz: Carlos Queiróz

Cenário e Figurinos: Ana Paula Rocha

Sonoplastia: André Pires

Grafismos: Rui Pereira

Produção: Gislaine Tadwald
"