Skip to main content

Sexta edição do «Caldas em Dança»

23.04.2010

sexta-feira, 0:00

A iniciativa é organizada pela Escola de Dança Vocacional das Caldas da Rainha (EDVCR), em parceria com o CCC.

No dia 10 vai ter lugar uma formação para professores de “Técnica de Dança Contemporânea”, com a professora Catarina Moreira.

A 23 de Abril, às 16h00, a Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa realiza um espectáculo de dança.

A Escola de Dança do Conservatório Nacional é a única escola pública, tutelada pelo Ministério da Educação, cujo objectivo é a formação de bailarinos profissionais.

É uma escola artística vocacional de ensino integrado, de referência no nosso país, e que tem como objectivo a formação de bailarinos profissionais nas áreas da dança clássica e dança contemporânea. Actualmente frequentam a escola 184 alunos.

Faz parte integrante desta formação em dança a experiência de palco, que acontece, anualmente, através das apresentações públicas nas Oficinas Coreográficas e no Espectáculo Final de cada ano lectivo.

No dia seguinte o CCC recebe um workshop de Dança Criativa para crianças dos quatro aos seis anos de idade. “E quando as letras dançam” é da responsabilidade da professora Ana Sofia Castanhinha.

Também a 24 de Abril terá lugar, nas instalações da EDVCR, decorre um workshop de Pop Dance para crianças maiores de seis anos, com a professora Cristina Correia.

No Dia Mundial da Dança, 29 de Abril, às 21h30, o Grupo Experimental de Dança da EDVCR apresenta um espectáculo criado por Bruno Cochat.

A 8 de Maio terá lugar no CCC um Master Class de Técnica de Dança clássica para maiores de oito ano, com a professora Sofia Santiago, e no dia 22 para maiores de 12 anos, com a professora Luísa Carles.

A Escola Superior de Dança do IPL apresenta no CCC, na noite de 28 de Maio, seis criações de alunos do 1º ciclo do ensino superior, trilhando o percurso da linguagem contemporânea.

Jogos entre a realidade e a imaginação, entre o inspirado e o palpável, transpondo para cena a concretização de pensamentos oníricos, cómicos, conceptuais onde as relações dos corpos nos franqueiam universos de desconstrução activa.

A Escola Superior de Dança é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Lisboa que desenvolve a sua acção nos domínios da formação superior [licenciatura para criadores/intérpretes] e nos domínios aprofundados em metodologias do ensino da dança [mestrado].

Fernando Enes, autor de L’egoisme de Peint, inspirou-se em quadros de Degas e de Paula Rego, dando vida a um espaço onde uma pintura se rasga em efectiva tridimensionalidade.

No dueto 1983 – 1990 – Ainda, Inês Campos e Joana Duarte, assumem um jogo mímico de dois corpos que se usam mutuamente na busca da complementaridade.

Em 2:1, de que são autoras, Madalena Brak-Lamy e Sofia Bichão pulsam na suspensão de soluços entrecortados, transportados pela partilha de impulsos, que mais não é do que um descontrole do querer.

Atributo a…, de Beatriz Rousseau e Jorge Libório, é uma evocação de memórias, em pedaços de vida a que se regressa para recuperar a essência dum abraço nunca esquecido.

Em … and time about time…, de Bruno Rodrigues, o tempo torna-se uma irrealidade visível que, transpondo o conceito de efeitos palpáveis, se torna causas imaginadas.

Alena Dittrichová, Andreia Afonso e Mónica Almeida são as criadoras de Histerismo Masculino, uma sátira à masculinidade recorrendo a gestualidade marcadamente caricatural.

Ao longo de 60 minutos, jovens autores trilhando o percurso da linguagem contemporânea, concretizam em cena pensamentos oníricos, cómicos, conceptuais onde as relações dos corpos nos franqueiam universos de desconstrução activa.

O “Caldas em Dança” termina a 29 de Maio com um Master Class de Técnica de Dança Clássica e Barra no Chão (para maiores de 12 anos) no CCC, com o professor Carlos Caldas, e o 14º encontro Regional de Dança na sede dos “Pimpões”, às 21h30.