Skip to main content

Stockholm Lisboa Project

26.09.2009

sábado, 0:00

Músicos portugueses e suecos juntaram-se neste projecto para explorar pontos de encontro entre as suas tradições musicais.

Distantes no espaço mas unidos pela linguagem universal que é a música, encontraram novas texturas e pontes Norte Sul, entre uma tradição e a outra.

O seu repertório abrange música tradicional portuguesa e escandinava, desde Fado a Polskas, levadas até aos ouvintes pelas cores sonoras do violino, mandolim, mandola nórdica, harmónica e voz.

Depois da boa surpresa que foi o álbum de estreia “Sol”, os Stockholm Lisboa Project editaram em 2009 um novo CD com o título de “Diagonal”, foi galardoado com o ”Prémio da crítica discográfica Alemã”.



http://www.stockholmlisboa.com/

Simon Stålspets
Músico profissional desde 1990 tem percorrido quase toda a Europa com diferentes projectos: Svart Kaffe, Kalabra, Lystra, Stockholm Lisboa Project e Marsipan.

Em 1996 diplomou-se mestre em guitarra eléctrica e em 2000 em composição, ambos na "Royal Music Academy" em Estocolmo. Em 1998 ganhou o concurso internacional Kaustinen, de música tradicional, com Kalabra. Em 2000 recebeu uma bolsa de estudo da "Royal Music Academy" e em 2002 a bolsa "Stim".

Compõe música contemporânea para o Royal Opera Choir em Estocolmo, o Linnékvintetten, o duo de guitarras Mårten Falk & George Gulyas e faz também arranjos para os projectos onde participa.

Sérgio Crisóstomo
Músico profissional desde 1994 tem formação clássica de violino e através dos anos desenvolveu um interesse especial pela música tradicional, adaptando o violino a múltiplos estilos musicais.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian durante os seus estudos no Conservátorio Nacional, e em 2000 foi convidado a representar Portugal num encontro Europeu de música tradicional, na Bretanha Francesa.

Desde 1998 tem também dirigido coros e visitado em tournée diversos países na Europa e a China.

Liana
A cantar em palco desde 1989. Ganhou doze prémios nos treze concursos em que participou. De entre os quais, por duas vezes, a "Grande noite do fado" no Coliseu de Lisboa, sendo assim a primeira intérprete a ser premiada duas vezes neste concurso, e em 2000 o "Festival da Canção" para a RTP.

De 2000 a 2005 interpretou o papel de Amália, quando jovem, no musical com mais sucesso dedicado à grande diva do Fado, Amália Rodrigues. Fez tournées na Austrália, Estados Unidos, Canadá, Brasil e vários países da Europa.

Interpreta diversos estilos musicais desde standards de Jazz a musicais, combinando a sua carreira a solo com colaborações em outros projectos. Prepara actualmente o seu novo album a solo.

Filip Jers
Filip Jers estuda actualmente no departamento de Jazz da Academia Real de Estocolmo, tendo sido o primeiro aluno a ser aceite na classe de harmonica em toda a Suécia.

Tocando harmonica cromática e diatonica, Filip dedica-se a estilos diferentes mas com especial interesse em Jazz e Música Tradicional. Em 2003 recebeu o prémio “Junior Blues” em Åmål e, em 2003 e 2004, ganhou prémios no concurso “Musik Direkt”. Ganhou ainda o concurso Dinamarquês de Harmonica em Odense (2004 e 2005) e também, o muito prestigiado concurso mundial em Trossingen (2005), Alemenhã.

Tem-se apresentado principalmente na Suécia mas tambémna Estónia, Noruega, Dinamarca, Finlandia, Portugal, Belgica e Croàcia, com diferentes grupos.