Skip to main content

Teatro da Rainha estreia “Peepshow nos Alpes”

03.06.2009

quarta-feira, 0:00

Em colaboração com o encenador convidado Luís Varela, a companhia de teatro sedeada nas Caldas da Rainha apresenta uma história sobre a evolução do meio rural, hoje vocacionado, nas palavras do encenador, para um “turismo folclorista” em que “a miséria, nos anos cinquenta e sessenta terrivelmente «genuína», é agora espectacularizada com recurso a precários e improvisados intermitentes do espectáculo e a ingénuos habitantes”.

Um “Peepshow nos Alpes” ou como a vida privada se desmorona num peepshow cruel, quando uma família camponesa decide oferecer-se em exposição animada aos turistas desejosos de observar uma vista dos Alpes, porque a crise da economia europeia também chegou às montanhas suíças.

Do penoso fingimento do natural até à tosca imitação da estética «heidi», uma família de pequenos lavradores alpinos luta pela sobrevivência.

Não ganha a batalha. O progresso avança, imparável, com a invasão da mão-deobra barata estrangeira, com o fim da agricultura tradicional e a proletarização do pequeno agricultor, com a ditadura do espectáculo.

“Aos espectadores deixa-se para reflexão uma história tragicamente cómica (inteligentemente divertida) que se passa na Suiça, na Polónia ou no Peru para podermos ver melhor o que se passa em Monsaraz ou em São Gregório, em Óbidos ou em… num jogo de espelhos entre a ficção e a realidade que é um dos tópicos centrais da arte e do teatro que perseguimos”, adverte Luís Varela.