Várias nacionalidades em concerto único
23.07.2008
quarta-feira, 0:00
"O Ensemble Anthonello, do Japão, esteve acompanhado do uruguaio Rafael Bonavita (guitarra) e dos portugueses Paulo Gaio Lima (violoncelo) e António Carrilho (flauta de bisel).
Esta colaboração surgiu depois do Conservatório das Caldas da Rainha ter desafiado Rafael Bonavita a tocar na décima edição do festival e este convidar os músicos com quem mais goste de tocar.
Embora tenham começado a ensaiar juntos apenas a partir de sábado, o concerto teve um grande sucesso, recolhendo muitos aplausos do público que encheu o foyer do CCC.
O concerto foi gravado pela Antena 2 e será emitido proximamente naquela rádio nacional.
António Carrilho estava muito contente com o resultado, considerando o foyer do CCC como um local óptimo para este tipo de concertos devido à sua acústica e condições. O músico teceu rasgados elogios ao CCC, tendo ficado surpreendido pela positiva por ter havido preocupação pela qualidade da acústica, o que nem sempre acontece nestes espaços.
O Ensemble tem este nome em homenagem ao compositor do século 14, Anthonello da Caserta, e é composto por Yoshimichi Hamada, Kaori Ishikawa e Marie Nishiyama. Habitualmente fazem concertos com o guitarrista Rafael Bonavita, que é reconhecido internacionalmente como um dos valores mais sólidos e versáteis no âmbito dos instrumentos de corda dedilhados. Tanto o músico como o ensemble apostam no repertório da música barroca.
Depois do sucesso deste primeiro encontro, os músicos vão voltar a tocar juntos em Valência (Espanha), a 5 de Agosto. No próximo mês gravam um disco em Madrid.
"