World Jazz com Ravish Momin’s Trio Tarana
14.06.2008
"A nova formação do Ravish Momin’s Trio Tarana continua a ser um exemplo perfeito do fenómeno da globalização.
Os espectáculos são construídos sobre a interpretação de várias tradições musicais asiáticas, em que se inclui a música dos Taiko Drum Ensembles do Japão, canções populares afegãs, cânticos hindus e ciclos rítmicos do Norte e do Sul da Índia.
Composto por Ravish Momin (bateria, percussões e voz), Sam Bardfeld (violino) e Brandon Terzic (Oud – alaúde árabe), o grupo associa-se a uma ideia de world jazz, com motivos asiáticos, do Médio Oriente e de África em estilo de free bop e configuração de câmara.
Não é o exotismo desses sons que está em foco, mas a expressão dos efeitos da “aldeia global” na realidade presente, tal como são experimentados num país, os Estados Unidos, em que as culturas do mundo se misturam de alguma forma, ou pelo menos coexistem.
Antigo aluno dos bateristas de jazz Andrew Cyrille e Bob Moses, Momin estudou igualmente a música clássica do Norte da Índia, e ambas essas tradições estão presentes em tudo o que faz. Não cristalizadas em formas fixas, mas como uma plataforma de base para a busca permanente de novos parâmetros musicais.
Ravish Momin está ciente dos perigos implicados pelo excessivo eclecticismo, e designadamente a perda de identidade musical, mas também acredita que a sua música contém elementos imediatamente reconhecíveis, ainda que as suas audiências possam não descobrir logo onde os ouviram.
Este equilíbrio entre o novo e o tradicional não é fácil, mas aponta para um objectivo – ligar a criação de combinações sonoras que nunca existiram com os vocabulários utilizados pelos nossos antepassados. A intenção é ambiciosa, mas o certo é que este músico com causa está a realizá-la, para nosso encanto."
" Duração: 60m
Preço: 10 €
M/12 anos
"