A Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana e um dos festivais cinematográficos mais apreciados no país. Pretende ser um momento de encontro e descoberta das culturas de dois países que, apesar da distância, apresentam muitas afinidades.
SESSÃO 11 Novembro
21h30 - Filhos, Giuseppe Bonito, 97'
SESSÃO 12 Novembro
15h00 - Bernini - O Êxtase da Forma, Francesco Invernizzi, 97'
Sara e Nicola são casados e apaixonados.
O casal tem uma filha de 6 anos e uma vida feliz. No entanto, a chegada do segundo filho atrapalha o equilíbrio da família, revelando problemas no relacionamento e insatisfações pessoais com implicações tragicómicas.
Para além do irrequieto recém nascido, Sara e Nicola devem sobreviver num mundo hostil, com avós extravagantes, amigos à beira de um colapso nervoso e babysitters improváveis.
Entre o instinto de fugir e o desejo de ficar, Sara e Nicola conseguirão resistir e permanecer juntos?
15h00 - Bernini - O Êxtase da Forma, Francesco Invernizzi, 97'
BERNINI - O ÊXTASE DA FORMA
Francesco Invernizzi / 2019 / 87’ / Documentário
ITÁLIA // 2018 // 90' // DOCUMENTÁRIO // LEG.PT
A seleção de mais de 60 obras-primas expostas na fantástica Villa Borghese em Roma tem sido definida por apreciadores de arte como o regresso a casa de Bernini.
Cinco séculos passaram desde o nascimento dos magníficos grupos escultóricos do artista e, através de imagens exclusivas e nunca antes vistas, os protagonistas desta deslumbrante exposição explicam e analisam detalhes destes tesouros, vindos dos mais prestigiados museus do mundo, para esta extraordinária oportunidade.
Um misto de comédia e documentário autobiográfico dirigido e interpretado por Nanni Moretti.
O filme, que valeu ao cineasta o prémio melhor realizador em Cannes em 1994, divide-se em três partes.
No primeiro episódio, “Na Vespa”, Moretti circula por Roma na sua vespa, insurgindo-se contra a destruição do espírito da cidade que se perdeu na vulgarização de subúrbios, para desembocar numa peregrinação-tributo a Pasolini. Este é ucedido de “As Ilhas” (por onde paira a referência a Rossellini) e do mais burlesco “Os Médicos”.
Caro diario é um olhar morettiano sobre a Itália dos anos noventa e possivelmente o filme mais popular do realizador.
FICHA TÉCNICA
Título original
Caro diario
Argumento
Nanni Moretti
Fotografia
Giuseppe Lanci
Edição
Mirco Garrone
Música
Nicola Piovani
Produção
Nella Banfi, Angelo Barbagallo, Nanni Moretti
Intérpretes
Nanni Moretti, Renato Carpentieri, Giulio Base, Antonio Neiwiller, Marco Paolini
Uma primeira obra divertida e encantadora sobre integração e identidade.
Phaim (Phaim Bhuiyan) 22 anos, oriundo do Bangladesh, vive em Torpignattara, nos subúrbios de Roma. Quando se apaixona perdidamente por Asia, uma jovem italiana, entra em pânico.
De acordo com os seus pais, muito tradicionais, ele tem de casar com uma mulher Bengali, e de acordo com a lei islâmica, sexo antes do casamento é pecado.
Inspirado em factos e personagens verídicos, Phaim Bhuiyan é o protagonista do filme numa versão ficcionalizada da sua própria vida, num divertidíssimo tom "morettiano".
Bangla foi eleito como melhor comédia italiana de 2019 e melhor filme da passada edição da Festa do cinema italiano; Phaim Bhuiyan, recebeu o Prémio de Realizador Emergente nos últimos prémios David di Donatello, da Academia italiana.
Uma sátira ao panorama político italiano da altura em que foi feito, sendo, em particular, uma metáfora da situação então vivida pelo Partido Comunista Italiano.
A ação decorre praticamente sempre dentro de uma piscina onde decorre uma partida de pólo aquático que reflete os confrontos em causa. Entre dois gags fabulosos (o desastre de carro e a grande penalidade), um homem (Nanni Moretti) procura reconhecer-se e encontrar a função que lhe cabe no mundo.
É o filme em que ouvimos Moretti dizer “le parole sono importanti!”. E em que ouvimos o I’m on Fire de Bruce Springsteen numa inolvidável sequência aquática em suspenso.
FICHA TÉCNICA
Título original
Palombella rossa
Argumento
Nanni Moretti
Fotografia
Giuseppe Lanci
Edição
Mirco Garrone
Música
Nicola Piovani
Produção
Nella Banfi, Angelo Barbagallo, Nanni Moretti, Cecilia Valmarana
Intérpretes
Nanni Moretti, Asia Argento, Silvio Orlando, Marialla Valentini, Remo Remotti
Nunca houve um rosto como o de Giulietta Masina. O seu marido, Fellini, dirige-a no papel de Gelsomina em A Estrada, o filme que estabeleceu o seu carisma internacional.
Figura frágil e ingénua num mundo sem amor, Gelsomina é vendida pela mãe a Zampanò (Anthony Quinn), um saltimbanco forte e bruto que a leva para trabalhar com ele na sua vida de estrada, dando-lhe um número burlesco.
Quando este encontra um velho rival, o artista que dá pela alcunha de “O Louco” (Richard Basehart), a fúria do homem musculado é provocada até ao ponto de rutura.
Uma parábola com notas musicais de um Charlot trágico. Aqui Fellini trocou qualquer familiaridade com o neorrealismo pela fábula poética, inspirando uma das suas mais populares personagens, Gelsomina, nascida de uma caricatura de palhaço feita pelo realizador no seu bloco de notas. A Estrada venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
EU LEONARDO é uma história fascinante para descobrir o homem, o artista, o cientista e o inventor: uma experiência nova e envolvente, duma perspectiva distante dos estereótipos.
O protagonista principal absoluto do filme é a mente de Leonardo, um espaço que o acompanha na evocação dos momentos mais significativos da sua vida, um lugar vasto e abstrato onde a natureza e as cenas interiores vivem juntas e o seu génio ganha vida.
FICHA TÉCNICA
Título internacional
Amazing Leonardo
Argumento
Cosetta Lagani e Sara Morsetti
Guião
Sara Morsetti e Marcello Olivieri
Fotografia
Daniele Ciprì
Aconselhamento Científico
Pietro C. Marani
Figurino
Maurizio Millenotti
Intérpretes
Luca Argentero, Angela Fontana, Massimo de Lorenzo