A Festa do Cinema Italiano é o maior evento em Portugal dedicado ao cinema e à cultura italiana e é organizada pela Associação Il Sorpasso.
Il Buco
de Michelangelo Frammartino
15ª Edição da Festa
Itália , 2021, 93', Legendas Português , documentário
com Paolo Cossi, Jacopo Elia, Denise Trombin
Em agosto de 1961, os jovens membros do Grupo Espeleológico Piemontês dirigem-se para o sul. Na Calábria, e descendo às profundezas da terra, vão descobrir a segunda gruta mais profunda do mundo: o Abismo de Bifurto.
Ambientado na década de 1960, durante o boom económico em Itália, “Das Profundezas” reconstitui a jornada de um grupo de jovens espeleólogos que encontra pela primeira vez o fundo do Abismo do Bifurto, 700 metros abaixo da terra, uma das cavernas mais profundas do mundo, no interior intocado da Calábria. O novo filme de Michelangelo Frammartino, que recebeu o prémio especial do júri no 78º Festival de Veneza, é uma maravilhosa meditação sobre a curiosidade fundamental de compreender as profundezas incognoscíveis do mundo natural. Frammartino devolve a tridimensionalidade à tela, deixando que a própria natureza e a humanidade se revelem de acordo com os seus ritmos, e que sejam os seus sons e não os diálogos que falam.
Ficha técnica
Realização Michelangelo Frammartino
Argumento Michelangelo Frammartino e Giovanna Giuliani
Produção Doppio Nodo Double Bind, Essential Filmproduktion
Distribuição Risi Film
Napoleão - Em nome da Arte
de Giovanni Piscaglia
15ª Edição da Festa
Itália , 2021, 90', Legendas Português , documentário
com Jeremy Irons
Para assinalar o 200º aniversário da morte de Napoleão, o documentário de Giovanni Piscaglia explora a complexa relação entre Napoleão, cultura e arte. "Napoleão - Em nome da Arte" integra o ciclo "A Grande Arte no Cinema".
Depois de Jesus Cristo, Napoleão é o homem mais famoso da história. Trata-se da linguagem que utilizou para construir uma nova iconografia imperial e um novo estilo arquitectónico, numa reconstrução que também nos permitirá reflectir sobre a relação entre poder e imagem mediada pela arte, bem como olhar para os regimes do século XX e para o mundo de hoje. Uma viagem única da Academia Brera em Milão ao Louvre em Paris, na companhia dos melhores historiadores de arte e de Jeremy Irons que transmite o seu fascínio aos telespectadores.
Ficha técnica
Realização: Jeremy Irons
Comizi d’amore
de Pier Paolo Pasolini
15ª Edição da Festa
Itália , 1964, 92' , Legendas Português , documentário
com Pier Paolo Pasolini, Alberto Moravia, Cesare Musatti, Lello Bersani
Pasolini veste o uniforme de cineasta de guerrilha, saindo à rua de microfone na mão, para falar de sexo com os seus compatriotas.
Profundamente interessado pelo tempo em que vivia, Pasolini deu com “Comizi d’amore” um exemplo notável do que se chamava na época “cinema-verdade”. Trata-se de um inquérito sobre a sexualidade, que levou Pasolini de norte ao sul de Itália com o propósito de interrogar intelectuais, operários, camponeses, soldados, burgueses, jovens, velhos, crianças, homens e mulheres, num filme realizado no limiar da grande revolução sexual dos anos 60. Objecto documental inusitado de um criador eternamente apostado em desafiar os limites e convenções do medium cinematográfico.
Ficha técnica
Realizador Pier Paolo Pasolini
Produção Alfredo Bini
Distribuição Risi Film
I predatori
de Pietro Castellitto
14ª Edição da Festa
Itália , 2020, 109', Legendas Português , Drama, comédia
com Massimo Popolizio, Pietro Castellitto, Anita Caprioli
Duas famílias de diferentes origens sociais encontram-se na selva metropolitana romana. A estreia na realização do ator Pietro Castellitto foi uma das grandes revelações do 77º Festival de Veneza e venceu o Prémio Orizzonti para melhor argumento.
Esta é a história de duas famílias aparentemente incompatíveis: a Pavone e a Vismara. A primeira de burgueses e intelectuais, a outra de proletários e fascistas. Núcleos opostos compartilhando a mesma selva: Roma. Um incidente trivial fará com que os dois pólos colidam. E a loucura de um homem levará a um confronto que vai revelar que todos têm um segredo e ninguém é o que parece. E que somos todos predadores. Um cruzamento entre o drama e a mais grotesca commedia all'italiana, é um filme de estreia surpreendente que venceu o Prémio Orizzonti para melhor argumento no Festival de Veneza, revelando o talento de Pietro Castellitto, filho do grande ator Sergio Castellitto.
Ficha técnica
Argumento Pietro Castellitto
Música Niccolò Contessa
Produção Domenico Procacci, Laura Paolucci
Distribuição Risi Film
Maledetto Modigliani
de Valeria Parisi
15ª Edição da Festa
Itália , 2020, 97', Legendas Português , documentário
Modigliani - O Pintor Maldito, o génio escandaloso e um mestre indiscutível da arte do século xx: um retrato que vai para além da lenda.
Nascido em Livorno, Toscana, Dedo ou Modì, viveu uma vida curta e atormentada, aqui narrada sob o ponto de vista da sua jovem esposa, Jeanne Hébuterne. Juntamente com a poetisa russa Anna Achmatova e a jornalista inglesa Beatrice Hastings, foram as mulheres mais retratadas por Modigliani, e cujos rostos viriam a tornar-se ícones da arte mundial. O filme desenrola-se pelos corredores de museus, enriquecido pelas obras expostas no Museu Albertina, situado em Viena, pela exposição dedicada ao artista no Museo della città, em Livorno, bem como pelos corredores da National Gallery em Washington e de outros museus pelo mundo fora.
Edipo Re
de Pier Paolo Pasolini
15ª Edição da Festa
Itália , 1967, 104', Legendas Português , drama
com Pier Paolo Pasolini, Silvana Mangano, Franco Citti, Alida Valli
Pasolini reinventa a tragédia de Sófocles num dos seus mais poderosos mas subestimados filmes, formulação inicial do seu "cinema-poesia".
Pasolini adapta Sófocles transformando “Edipo Re” numa “autobiografia”: “Conto a história do meu próprio complexo de Édipo. Conto a minha vida mistificada, tornada épica pela lenda de Édipo.” Tempos e espaços diversos, “materiais colhidos em diversos sectores da cultura”: eis os ingredientes utilizados por Pasolini nesta fascinante interpretação mitológica, radicalmente pessoal e “personalizada”.
Ficha técnica
Realização Pier Paolo Pasolini
Argumento Pier Paolo Pasolini (a partir da peça de Sófocles)
Produção Alfredo Bini
Distribuição Risi Film
Futura
de Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher
15ª Edição da Festa
Itália , 2021, 115' , Legendas Português , documentário
Seguindo as pisadas de filmes como “Comizi d'Amore” de Pier Paolo Pasolini, Futura é um retrato de Itália construído através dos olhos de adolescentes que falam sobre os lugares onde vivem e se imaginam, divididos entre as oportunidades que os cercam, o sonho do que querem ser, o medo de fracassar e as provações que esperam ultrapassar.
Seguindo os passos de uma longa linhagem de documentaristas, um coletivo de três cineastas italianos conhecidos pelo seu cinema politicamente perspicaz – Pietro Marcello (Martin Eden), Francesco Munzi (Almas Negras) e Alice Rohrwacher (O País das Maravilhas) – partiu para entrevistar os jovens italianos sobre as suas esperanças, sonhos e medos para o futuro. Com as divisões políticas de hoje, o desconforto socioeconómico, a dependência excessiva da tecnologia e a crise climática global, as conversas que eles promovem parecem particularmente urgentes. Concentrando-se nas esperanças e medos da próxima geração, Futura captura um instantâneo do que pode estar por vir.
Ficha técnica
Realização Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher
Argumento Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher
Produção Avventurosa con Rai Cinema, con il sostegno di MI
Distribuição Risi Films