Skip to main content

Dançantes

13.05.2018

domingo, 18:00

Às 18h00

Dançantes

Dançantes, uma apologia da festa


Tivemos a ideia de juntar uma companhia de dança profissional e os projetos de danças tradicionais do concelho (Ranchos Folclóricos), com o objetivo de produzir-se um espetáculo que integrasse as vertentes estéticas e artísticas de ambos os universos, criando uma plataforma eclética capaz de reunir o conhecimento, a estética e a festa, entre o contemporâneo  o tradicional e o popular, para comemorarmos os 10 anos de existência do Centro Cultural e de Congressos.

Iniciamos esta proposta (CCC e Companhia Vórtice Dance), convictos da grandeza da jornada e das nossas limitações, uma vez que as experiências nesta área artística são praticamente inexistentes. Queremos partir de uma conceção estética presa a um valor explícito, as danças tradicionais, que evoluem a partir dos usos e costumes das tradições espirituais e socias da população, capazes de proporcionarem um valor histórico artístico, transmitido essencialmente por via oral e que perdura nos povos evoluídos.

Pretendemos englobar as chamadas danças de significado religioso, ritualista, mágico ou laboral e aquelas que apelam aos valores do simbolismo, mas também não queremos ignorar as chamadas danças populares, que proporcionam puro prazer quando bailadas. E ainda as danças popularizadas historicamente como as valsas, polcas e mazurcas campestres, adaptadas ao génio particular português nos seus maneirismos sociais, trasvestindo-as, dando-lhes novos valores populares.

Abordamos este projeto pelo seu simbólico valor com que ainda hoje se baila nas romarias e festas.

Convidados:
Vortice Dance, o Rancho Folclórico e Etnográfico “ Os Azeitoneiros” da Freguesia de Alvorninha, o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras” da Fanadia, União de Freguesia Caldas da Rainha Nossa Sra. do Pópulo, Coto e São Gregório e o Rancho Folclórico “Os Oleiros” do Bairro dos Arneiros, União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro

 

Bilhete Geral: 3€