ORQUESTRA DA ACADEMIA DE MÚSICA DE ÓBIDOS
02.06.2013
domingo, 16:23
Às 17h00
Programa de Concerto
Le Petit Carnaval des Animaux – Camil Saint-Saëns – Arr. Jan van der Goot
Arthur et les Minimoy's – Eric Serra – arr. Geoffrey Alexander
The Second Waltz – Dmitri Chostakovitsj – Arr. Andre Rieu
The Best of Andrew Lloyd Webber – Arr. Henk Ummels
An der schönen blauen Donau – Johann Strauss, Op. 314
Historial da Academia de Música de Óbidos
A Academia de Música de Óbidos é um Projecto Particular de Ensino da Música para todos, que tem como impulsionador o músico e maestro Pedro dos Santos Filipe.
A herança musical de Óbidos é um imenso tesouro escondido nas mais diversas manifestações de arte legadas ao esquecimento de quase dois séculos. O expoente maior do património musical de Óbidos centra-se na figura do compositor José Joaquim dos Santos, natural do lugar do Senhor da Pedra, influente e respeitado mestre da música da Corte Portuguesa, tendo sido no seu tempo o único compositor português com uma obra de música impressa na segunda metade do século XVIII.
A Academia de Música de Óbidos é atualmente um estabelecimento de ensino da música oficial que privilegia a precoce aprendizagem da música a crianças e jovens de Óbidos, Caldas da Rainha, Peniche e Lourinhã, beneficiando do apoio do Ministério da Educação e do Programa Operacional de Potencial Humano através do Fundo Social Europeu.
Na formação dos alunos previlegia a aprendizagem individual dos alunos através de apresentações nos mais variados contextos performativos. O palco é o lugar de excelência das mais nobres emoções humanas.
Situada na entrada de Óbidos, possui condições únicas para a prática da música e o seu espaço evolvente é muito inspirador.
Bilhete: 4€
Curriculum Vitae de Pedro dos Santos Filipe
Pedro João Paulo dos Santos Filipe é Licenciado em Ensino da Música pela Universidade de Évora na variante de Oboé e Música de Câmara.
Entre 1994 e 1999 estudou no Conservatório Nacional de Lisboa tendo sido aluno do Oboísta José Coutinho.
Frequentou Master-class com prestígiados oboístas, destando-se: Jean Michael Garetti, Hansjörg Schellenberger, Ernest Rombout, Omar Zoboli e Isaac Duarte.
Entre 1999 e 2005 foi aluno de Oboé de Andrew Swinnerton.
Em 2002 funda e dirige o Coro Infantil de Óbidos, destacando-se na produção do CD Moura
Encantada e em várias participações televisivas. Dirigiu o Grupo Coral e Instrumental “Alma Nova” de Óbidos entre 1996 e 2012.
Dirigiu e preparou a estreia moderna dos “Responsoria in Sabbatto Sancto” do compositor obidense José Joaquim dos Santos, com o Coro de Câmara José Joaquim dos Santos e o Ensemble de Cordas Graves. É autor da Edição Bio-bibliográfica e Discográfica de “Nocturnos”, lançada pela Câmara Municipal de Óbidos em edição bilingue em 2003.
Em 2003 foi músico convidado da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi Professor de Oboé e Música de Câmara no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa entre 2003 e 2006. Ainda em 2006 torna-se investigador em musicologia ao serviço do Município de Óbidos com inúmeros trabalhos de pesquisa realizados. Participou em directos da RDP Antena 1 e 2.
Em 2007 inicia o processo de Oficialização da Academia de Música de Óbidos como Escola Vocacional do Ensino Artístico Especializado da Música, obtendo os apoios necessários para o desenvolvimento da Academia de Música através de Contrato Patrocínio, POPH – FSE e protocolos de articulação com Escolas Regulares.
Atualmente, Pedro Filipe dedica-se ao ensino do oboé e classes de conjunto, acumulando funções de direção pedagógica na Academia de Música de Óbidos e de gestão na CAME – Unip. Lda.