BATIDA
14.03.2015
Às 21:30
Batida (nome com que Pedro Coquenão assina) começou com um programa de rádio na Antena 3 e RDP Africa, que se mantém com uma emissão semanal. Evoluiu depois para material próprio e mais tarde para um espectáculo que envolve outros artistas nas percussões, dança, teatro, poesia, com adereços e artefactos fabricados pelo próprio, contextualizados por imagens de arquivo escolhidas a dedo e outras filmadas, que compõem esta ideia muito própria, apelidada “de génio” por MárioLopes no Público.
Em 2012 o explosivo disco homónimo, que foi editado pela referencial Soundway Records, misturou electrónica com elementos da época dourada da música Angolana. O trabalho de Pedro Coquenão, produtor nascido no Huambo e crescido em Lisboa, conquistou elogios nos media nacionais e internacionais, entre eles o Guardian, XFM ou a BBC1, onde foi apontado como “o disco a ouvir”por Gilles Petterson. A Songlines disse: “Este pode muito bem ser um disco que muda a cenaelectrónica Africana no século XXI”.
O show jáfoi apresentado no Transmusicalles, Eurosonic ou no Womad Festival, onde foi descrito como “Fantástico”pelo The Guardian. Na web foi o primeiro artista Luso-Angolano a estar no Boileroom e “Alegria”foi eleito um dos melhores videos do ano pelo site OkayAfrica. Foi cabeça de cartaz em clubes e teatros em Londres, Berlim e Paris e fechou a noite de sábado no clássico palco do Castelo do FMM Sines. O ano de 2013 acabou com um convite para fazer parte do show do ÁfricaExpress, o projecto de Damon Albarn, apresentando 3 temas com a participação de músicos dos Gorillaz, Maximo Park, Magic Numbers e o próprio Damon Albarn.
O novo disco de Batida chama-se “Dois”e saiu a 20 de Outubro em todo o mundo. Inspirado pela síntese multicultural de Lisboa, os artistas com que se cruza, bem como pelas suas viagens de regresso a Luanda ou de descoberta a Nairobi, o novo álbum foi conspirado na sua garagem durante os últimos dois anos e inclui uma nova série de colaborações com Spoek Mathambo, Duncan Lloyd(Maximo Park) ou François & The Atlas Moutains, entre outros. “Pobre e Rico”e “Luxo” são os singles já editados
No mesmo mês do lançamento de “Dois”, Pedro Coquenão apresentou a sua remistura para “Heavy Seas Of Love”, tema do primeiro disco a solo de Damon Albarn, que conta ainda com a participação de Brian Eno. A reinterpretação da canção por Batida foi disponibilizada na página oficial de Damon Albarn.
Em 2014 Batida foi seleccionado, entre mais de 800 candidatos, para se apresentar ao vivo no Womex, a maior feira internacional de músicas do mundo. O espectáculo de Pedro Coquenão foi um dos momentos altos da vigésima edição do festival, encerrando a noite na Praza da Quintana, sob o ruidoso aplauso de um público composto por profissionais e media de todo o mundo, tendo sido considerado pela NPR Rádio (Rádio Nacional Americana) como um dos 10 melhores da edição.
BILHETES
Bilhete Público Geral: 10€
Bilhete Estudante: 5€