Por que não trazer para o raro contexto de uma big band alguns dos mais dignos representantes das novas gerações do jazz?
Desde 2014 que a Orquestra Jazz de Matosinhos realiza o ciclo Novos Talentos do Jazz e convida jovens músicos para tocarem como solistas com a big band. Em 2020 foi a vez de Tomás Marques, saxofonista de Estarreja, que tem chamado a atenção dos ouvidos atentos do jazz nacional. Vencedor do prémio Jovens Músicos 2019, na categoria combo, tem um quarteto em nome próprio, integra o projecto "Entre Paredes" de Bernardo Moreira e faz parte da Big Band Estarrejazz.
Da vasta biblioteca da OJM, escolheu um repertório de música sobretudo portuguesa, com temas de Carlos Bica, Bernardo Sassetti, João Paulo Esteves da Silva, Carlos Azevedo e ainda dois temas compostos por si e com arranjos de Andreia Santos e Paulo Perfeito.
Pela primeira vez este ano, estes concertos partem estrada fora.
“Viagem Pelo Jazz Português: Novos Talentos - Tomás Marques" é a quarta e última fase de um ciclo itinerante de 4 concertos iniciado em 2018 com “Uma Viagem Pelos Tempos do Jazz I/II” - onde a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentou a história das Big Bands em dois repertórios que vão do chamado “período de ouro” nos EUA até aos dias de hoje - e que, em 2020, se debruçou sobre criações originais em “Viagem Pelo Jazz Português: Compositores”.