Imperialismo e Holocausto - Solistas da Metropolitana
01.03.2020
Às 16:00
Imperialismo e Holocausto
Solistas da Metropolitana
As obras que se juntam neste programa têm proveniências muito contrastantes.
Ludwig van Beethoven iniciou a composição do Trio Op. 97 em 1810, numa época em que o Império Austríaco se ergueu em reação ao surgimento do Império Napoleónico.
Olivier Messiaen, por sua vez, compôs o Quarteto para o Fim dos Tempos em 1941, no coração da Segunda Grande Guerra Mundial. Coincidem, porém, no envolvimento próximo dos compositores com protagonistas e circunstâncias que marcaram a História.
Beethoven tinha naquela época como aluno, mecenas e amigo o irmão mais novo do imperador Francisco I, o Arquiduque Rodolfo. A partitura é-lhe dedicada e, por esse motivo, ficou conhecida pelo nome «Trio Arquiduque».
Já a composição do músico francês teve uma origem bastante mais dramática. Messiaen foi capturado em 1940 pelo exército alemão e enviado para o campo de concentração de Görlitz, na Baixa Silésia. Aí conheceu um clarinetista, um violinista e um violoncelista amadores, para os quais compôs a primeira versão da obra. Ainda prisioneiro, conseguiu que lhe fosse cedido um piano. Juntou-se assim ao trio numa estreia que seria improvável.
Passado um ano, quando foi libertado, trazia consigo este manuscrito que se tornou célebre, quer pelas condições em que foi produzido quer pela própria qualidade musical.
Entre as oito partes em que se divide, lêem-se títulos como «Liturgia de cristal» ou «Abismo dos pássaros».
L. V. Beethoven Trio com Piano, Op. 97, Arquiduque
O. Messiaen Quatuor pour la fin du temps
Nuno Silva clarinete, Ana Pereira violino, Nuno Abreu violoncelo, António Rosado* piano
(*) Artista Associado à Temporada de Música da Metropolitana 2019/2020
Bilhete Plateia: 7,50 €
Bilhete Estudante | Sénior: 5 €