Skip to main content
M/6

18 Fev. 21:30

Impulso | FUMO NINJA * "ABRUPT" - DUST DEVICES & BERRU

Bilhete Geral: 10€

Fumo Ninja é um grupo de quatro agentes secretos dedicados à exploração da pop por meios não ortodoxos. 

Suspeita-se que as identidades deste grupo sejam Norberto Lobo (baixo) Leonor Arnaut (voz) Raquel Pimpão (teclas) e Ricardo Martins (bateria). Em conjunto, procedem à extração de amostras do inconsciente colectivo com a picareta onírica e levam-nas para laboratório. Aí fazem experiências com variadas substâncias químicas - R&B na placa de petri, free no tubo de ensaio, soluções homogéneas e heterogéneas, explosões púrpura e anil. Eles não vão parar até encontrar a poção. E tudo em nome da Deusa.




  • É obrigatório o uso de máscara.

Abrupt é um projeto de performance audiovisual que se desenrola através do conflito (e conjunção) de duas entidades: a vida e a máquina. Dá palco à encenação metafórica do sistema maior que rege a vida. Sistema esse que, como não poderia deixar de ser, foi utilizado na construção da máquina. É nesse limiar entre o que é a essência orgânica da vida e o que é considerado artificial que esta peça se materializa.
Esta evolução é característica de um modo corpóreo de pensar a questão da máquina. O colectivo Berru e o artista sonoro Cláudio Oliveira juntam-se nesta ocasião para esticar o campo de possibilidades destas questões. No que tem vindo a ser, na prática de ambos, uma procura constante de criação intencionalmente desenvolvida com máquinas.

------------------

Os Berru são um colectivo de artistas que tem vindo a desenvolver um conjunto de trabalho baseados não tanto numa ideia de disciplina artística, mas sim numa ideia de exploração de mecanismos, conceitos e materiais muito diferenciados. Trabalham indistintamente com imagens em movimento, escultura, som, new media, sendo que há sempre um elemento performático e muito dinâmico em todas as obras que desenvolvem.
Cláudio Oliveira (Dust Devices), compositor, sonoplasta e diretor de fotografia, licenciado em Cinema e Audiovisual pela ESAP e desde cedo se interessou pela produção de música eletrónica e criação no mundo das artes visuais. A combinação destas duas plataformas de expressão levou a que desenvolvesse vários projetos ao longo da sua carreira relacionados com ambas, escrevendo música regularmente para cinema de ficção e documental, videojogos, publicidade e instalações para vários clientes internacionais e nacionais como o grupo Sonae, Fly London, ModaLisboa e Walk&Talk.

- Um espectáculo em parceria com o Grémio Caldense -