JOEL XAVIER - CALDAS dRINK JAZZ 2013
02.11.2013
Às 21h30
Aos 19 anos vence o concurso de guitarra da "NAMM-SHOW" em Los Angeles, num total de 70 guitarristas, tendo sido considerado pela crítica americana, como um dos 5 melhores guitarristas do ano nos Estados Unidos.
Aos 23 anos é considerado um dos melhores guitarristas latinos do Mundo juntamente com Larry Coryell, Bireli Lagrene, Tomatito, Luis Salinas e Rene Toledo para gravar "Palabra de guitarra Latina" para a BMG-Espanha. Actua juntamente com os musicos que gravaram o álbum no "1º MIDEM LATINO" em Miami e efectua uma digressão pelos melhores auditórios e praças de touros de Espanha, tais como o "Palau de La Musica" em Barcelona ou a "Praça de Touros" de Palma de Maiorca.
Aos 25 anos grava "Latin Groove" no estúdio particular de Arturo Sandoval em Miami com a participação especial de Paquito D`Rivera, Michel Camilo, Larry Coryell e do próprio Sandoval. O cd é apresentado ao vivo em Lisboa no "Teatro Maria Matos", é gravado pela RTP e é transmitido diversas vezes pela RTP 1, RTP 2, RTP Internacional e RTP África.
Nesse ano, recebe o endorsement de uma das mais prestigiadas marcas de guitarra - "GIBSON".
Aos 26 anos actua no "Festival de Guitarra de Barcelona" juntamente com Paco de Lucia, Vicente Amigo, Tomatito, John Williams e Ichiro Suzuki.
Aos 27 anos grava "Lusitano" com a participação especial de Richard Galliano e começa uma nova etapa musical na sua carreira. Inspirado e influenciado pelo "Novo Tango" de Astor Piazzola e pela "Nova Musette" de Richard Galliano, Xavier cria uma nova linguagem musical entre a musica tradicional portuguesa o "Fado" e o "Jazz".
Em Agosto de 2001 actua com Joey DeFrancesco no "Festival de Jazz de Viana do Castelo".
No início de 2003, Xavier é convidado por Richard Galliano a integrar o seu Trio Acústico juntamente com Jean Phillipe Viret (contrabaixista de Stephane Grappelli) e actua em alguns dos mais importantes festivais de Jazz do Mundo (França, Inglaterra, Brasil…).
Em 2004, é convidado pelo Instituto Camões, a ser o representante de Portugal no "Festival de Jazz da Comunidade Europeia", realizado em Rabat, Marrocos".
Em Agosto de 2004, actua com Didier Lockwood nos claustros do "Palácio de Mafra".
Aos 30 anos, grava a duo com Ron Carter em Nova York - "Joel Xavier & Ron Carter, in New YorK". Gravado a 24 de Setembro de 2004 num dos míticos estúdios de Manhatan, este CD regista o encontro entre Joel Xavier e a lenda do Jazz, considerado o melhor contrabaixista de Jazz de todos os tempos - Ron Carter.
Em 2006 recebe o prémio de "Melhor Guitarrista do Ano" pela Rádio Central de Leiria.
A 28 e 29 de Julho de 2007, Joel Xavier e Ron Carter realizam dois concertos especiais de "Standards de Jazz" no "Festival de Jazz de Viana do Castelo 2007" e no "Casino da Figueira da Foz".
Na comemoração dos 20 anos de carreira, JOEL XAVIER regressa aos BLUES com um Power Trio tal como em 1991 quando assinou o seu 1º contrato pela Polygram. "Everyday i have the blues", "Hoochie coochie man, "The thrill is gone", "Just a gigolo", "Mustang sally", "Sweet home Chicago", "HIt the Road Jack" e "Let the good time roll", são algúns dos clássicos dos blues interpretados por Joel Xavier.
PRÉMIOS:
1º PRÉMIO" no Concurso de Guitarra da NAMM-SHOW em Los Angeles (com apenas 19 anos num total de 70 guitarristas). Este prémio fez Joel Xavier ser considerado pela imprensa Norte Americana como um dos 5 melhores guitarristas dos Estados Unidos desse ano.
Aos 23 anos, é seleccionado em Espanha como um dos MELHORES GUITARRISTAS LATINOS DO MUNDO juntamente com Larry Coryell, Bireli Lagrene, Tomatito, Luis Salinas e Rene Toledo para gravar "Palabra de guitarra Latina" para a BMG-Espanha.
"MELHOR GUITARRISTA DE 2006".Atribuido pela Rádio Central de Leiria. Entregue pelas mãos do Governador Civil de Leiria.