Skip to main content

LORENZO PONE | Recital de Piano

08.06.2024

sábado, 16:00
Museu Leopoldo de Almeida
  • M/6
  • ENTRADA LIVRE (SUJEITA À LOTAÇÃO DA SALA)

CCC Fora de Portas | SIPO

Ciclo de Concertos Comentados

LORENZO PONE
Vencedor do Saint John’s Smith Square Award em Londres em 2019, galardoado com o Prémio RTP Antena 2 em 2013, vencedor do Concurso Internacional de Piano de Roma em 2011, Lorenzo Pone é Pianista Bechstein. Estudou na Itália com Francesco Mariani e, de 2011 a 2019, em Viena, sob a orientação de Paul Badura-Skoda como aluno particular regular.

Paralelamente formou-se no Mozarteum Salzburg, onde obteve uma posição como Assistente de Ensino e depois Professor Sénior.

Bolsista do Royal College of Music de Londres, Lorenzo Pone foi considerado por Paul Badura-Skoda como seu “...herdeiro artístico e filho espiritual...”, durante a edição de 2014 da Semana Internacional de Piano de Óbidos.

Em 2019, Luís Delvincourt escreveu: “Lorenzo Pone, junto com Beatrice Rana, Filippo Gorini, Alexander Gadjiev, Leonora Armellini e outros, é um dos pianistas mais conceituados da Nouvelle Vague italiana e provavelmente aquele que até agora demonstrou maior maturidade artística”.

Harry Saltzman, do New York Times, escreveu em 2016: “Nenhum outro pianista da sua geração pode oferecer um Mozart tão original”. Já é solista convidado no Wigmore Hall, Teatro San Carlo, Concertgebouw, Musikverein, Salle Cortot, Großes Festspielhaus, Sidney Opera House e Ópera de Xangai, apreciado pela sua particular qualidade sonora.

Lorenzo Pone fez tournées pela América do Sul e pelos Estados Unidos; é regularmente convidado para gravar para a RAI, RTP, ORF e BBC. A sua próxima tournée como Pianista Bechstein, prevista para 2024 – 25, leva-lo-á a Paris, Londres, Manchester, Liverpool, Tóquio, Viena, Hamburgo, Dresden, Berlim, Lausanne, Nápoles e Palermo. Em janeiro de 2025, o seu novo álbum Tribute to Paul Badura-Skoda será lançado em Viena pela Gramola.

 

Um programa com obras de:
Jean-Baptiste Lully,
Alexander Scriabin,
Carl Philipp Emanuel Bach,
Luciano Cilio e
Robert Schumann.