ULISSES – de volta à Casa Partida (Sessão Público Geral)
11.05.2014
Às 17:00 [ 12 de Maio às 10:00 - Sessão Público Escolar ]
Ulisses – de volta à Casa Partida é um espectáculo sobre viagens, mitos e heróis. Sobre a urgência de partir e a necessidade de voltar.
Concebido como um jogo, o espetáculo propõe-se abordar o imaginário poético da Odisseia e compreende vários perigos, estratégias e provas a superar. Três atrizes, a partir dos seus corpos, serão mar, vento, marinheiros, sereias e outras criaturas marítimas.
O público lança os dados, baralha as cartas e o jogo termina quando Ulisses consegue regressar à sua casa.
Sobre o espetáculo
A Odisseia é uma narrativa épica que conta as peripécias e aventuras do herói Ulisses.
É uma história que compreende muitas histórias, numa espécie de labirinto mágico e encantatório. Será preciso atravessar muitas léguas, ilhas, adversários, tempestades e perigos. Enfrentar deuses, gigantes, sereias e outras criaturas marítimas. Tudo para conseguir voltar a sua casa, a Ítaca.
Como se os Deuses gregos lançassem os dados, a história de Ulisses é feita de avanços e recuos, de deambulações marítimas e de inúmeras provas que terá de superar. Rumo à casa partida, Ulisses terá de dar provas ao mar para vencer o jogo dos mitos.
O espectáculo propõe-se abordar o imaginário poético da Odisseia cruzando-o com universo lúdico do Jogo. O nosso tabuleiro é o mar, é o cenário onde decorrem as principais ações e aventuras de Ulisses.
Como nos jogos, existem adversários, regras, objectivos e interactividade. E será com perícia, sorte e estratégia que vamos desafiar o Ulisses que temos dentro de nós.
Objetivos pedagógicos e artísticos
Para além de ser um relato fantástico do regresso de Ulisses a casa, a Odisseia é uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (Ulisses de Maria Alberta Meneres é um dos livros recomendados no programa de português do 6º ano e a Odisseia de Homero adaptada para jovens por Frederico Lourenço para o 7º ano - livros que, aliás, foram um forte apoio na criação e construção dramatúrgica do espetáculo).
No sentido do trabalho artístico-pedagógico, este espetáculo-jogo procura trazer a escola ao interior do teatro e partilhar com os alunos universos que eles trabalham no seu contexto escolar através de diferentes linguagens.
Ficha artística
Criação e Interpretação: Carla Galvão, Cláudia Andrade e Mafalda Saloio
Participação Especial: Carlos Vaz Marques, Fernando Mota e Tiago Jerónimo Pereira
Fotografia e Apoio Técnico: Nuno Figueira
Coprodução: Fábrica das Artes/ CCB
Público–alvo: a partir dos 6 anos
Duração: 1 hora (aproximadamente)
Lotação: 60 pessoas (adultos + crianças)
BILHETES
Público em Geral: 6 €
Bilhete Infantil (<12 anos): 4 €